sábado, 11 de outubro de 2008

Especificações técnicas

O processador central do Wii, o "PowerPC Broadway", foi produzido pela IBM, e rumores dizem que roda a 729MHz, usando as arquiteturas Gekko e Flipper. Contudo, não se sabe ao certo a verdadeira capacidade da CPU do Nintendo Wii. A Nintendo não liberou as especificações oficiais.

O processador gráfico, o "Hollywood", produzido pela ATI, é dito em fóruns da internet e websites como rodando a 243MHz. Este processador permite uma resolução de até 480 pixels em formato Wide-screen. Contudo, não se sabe ao certo a verdadeira capacidade da GPU do Nintendo Wii. A Nintendo também não liberou suas especificações oficiais.

O Wii usa como mídia discos DVD de 12 cm, com 4.7 GB de capacidade (ou 8.5 GB, com disco DVD Dual Layer (Duas Camadas). O console pode ter dados (atualizações e jogos salvos, por exemplo) armazenados em SD cards além de ter também, 512 MB de memória flash e 2 Portas USB. Foi anunciado que a Nintendo lançará no Japão, no ano de 2007, uma versão do Wii que vai ler filmes em DVD, na mesma mídia dos jogos, além de novas cores para o console e acessórios.

Processador

O processador do Wii, que é apelidado de "Broadway", foi desenvolvido em uma parceria entre a Nintendo e a IBM, que foi também a produtora do processador do GameCube, console anterior da Nintendo. Detalhes(estimados):

  • Freqüência: 729 MHz;
  • Acesso à memória: 243 MHz, 64 bits (velocidade máxima: 1.9 gigabytes/sec);
  • Cache de instruções L1 de 32-kilobyte;
  • Cache de dados L1 de 32-kilobyte (pode ser configurada como scratch pad de 16-kilobyte);
  • Microprocessor superescalar com seis unidades de execução;
  • Unidade DMA;
  • Cache L2 Onboard de 256-kilobyte integrado;
  • Duas unidades de 32 bits de números inteiros;
  • Uma unidade de ponto flutuante (FPU, com suporte para 32 e 64 bits);

O FPU suporta cálculo de ponto flutuante pareado (FP/PS), e conversões de inteiro para ponto flutuante podem ser feita ao mesmo tempo em que o registro da FPU carrega e armazena, sem perda de performance. O Broadway é completamente compatível com instruções para Gekko (CPU do GameCube).

Placa gráfica


A GPU do Wii é fabricada pela ATI, e também é capaz de rodar instruções de Flipper e Splash (Ambos GameCube)

Detalhes(estimados):

  • Frequência: 243 MHz;
  • Memória principal interna: 3MB eDRAM (operando a 486MHz, velocidade máxima de 3,9GB/s);
  • Memória de acesso rápido: 64MB;
  • DSP de áudio;
  • Porta de entrada e saída;

Memória

  • 88MB de memória principal (24MB interno de 1T-SRAM e 64 MB externo de GDDR3 RAM) – GPU com 3MB de memória de texturas

Pode ser acessada diretamente do Broadway e Hollywood, é capaz de rodar programas diretamente e, ao contrário do GameCube, os dois processadores podem ter acesso direto à essa memória.

Nenhum comentário: